segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A TEORIA DO ÔNIBUS

Um dos fatores do sucesso de uma empresa está em colocar as pessoas certas no ônibus, nos assentos certos e deixar que elas decidam para onde vai o ônibus. Nesse processo, o líder talvez tenha que  retirar antigos ocupantes  e incluir outros novos. Além disso, antes de decidir o destino do ônibus, talvez o líder ainda tenha que mudar as pessoas de lugar dentro do próprio ônibus; pois são pessoas certas nos lugares certos. 
E o mais interessante dessa teoria é que ela pode ser aplicada a todos. Não importa se você é grande, médio ou pequeno. Collins ressalta que cada equipe deve ser vista como um microônibus, e de acordo com o tamanho da empresa, maior será a frota de microônibus.
Sei que vc deve estar se perguntando, mas como encontrar as pessoas certas? Como saberei que escolhi as pessoas certas? Jim Collins diz que este é um processo empírico, ou seja, por mais que tenha boas referências, que o candidato tenha feito uma boa entrevista, você não sabe se ele é a pessoa certa até trabalhar com ele. A única coisa essencial nesse processo de seleção é que o líder deve escolher pessoas que  compartilhem dos valores  da empresa.
AUTOR: ABILIO DINIZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário